GÉLIO LACERDA DA SILVA! Homem, espírita, espírito, lúcido seguidor e guardião das idéias de Allan Kardec.

SUA OBRA: - CONSCIENTIZAÇÃO ESPÍRITA – O LIVRO! 15 ANOS DE PESQUISA! Um marco histórico sem precedentes na história do espiritismo, que culminando no maior manifesto realizado no Centro Espírita A Casa do Caminho, na XIII Semana de Kardec em 08 a 14 de abril de 1996 em Juiz de Fora – MG.


(Em virtude do livro de meu saudoso pai ter sido publicado por alguns sites com omissões propositais de páginas, eu como advogado e detentor dos direitos autorais cedidos pela editora EME, já retirei via judicial e disponibilizo a sua integra em arquivo PDF.


SINTESE DO MANIFESTO: “A comunidade Espírita A Casa do Caminho realizou de 08 a 14 de abril de 1996 a sua XIII Semana de Kardec.  “Conscientização Espírita”, título inspirado no livro de Gélio Lacerda da Silva, foi o tema amplamente estudado, especialmente nos dois últimos dias, dentro do simpósio que encerrou a Semana e que reuniu espíritas de várias partes do Brasil aos trabalhadores da Casa e a um público considerável que marcou o evento que discutiu a atuação inequívoca e predatória do roustanguismo no meio espírita.”

“Em nome da tolerância, grandes trabalhadores da seara espírita permitiram que o roustanguismo, mesmo não sendo espiritismo, dirigisse como dirige o pensamento e as ações da Federação Espírita Brasileira, em detrimento dos objetivos espíritas.”


“Para que não se repita com o espiritismo o que se deu com o cristianismo é que esteManifesto exige da Federação Espírita Brasileira uma retomada de posição, onde se possa identificar o “sim, sim; não, não” do conselho de Jesus. O espírita quer a unificação do movimento espírita, mas, só e sempre, sob a égide da absoluta e intransigente fidelidade a Kardec.”.

 “Participaram do Simpósio “ Conscientização Espírita”:

Américo Domingos Nunes Filho – Rio de Janeiro - RJ

Cirso Santiago – São Paulo – SP

Erasto de Carvalho Prestes – Niterói – RJ

Henrique Rodrigues – Belo Horizonte – MG

Isabel Salomão de Campos – Juiz de Fora – MG

José Passini – Juiz de Fora – MG

Luiz Antônio Fuchs – São Paulo – SP

Nara Salomão de Campos Coelho – Juiz de Fora – MG”

“Assinaram esse manifesto - 913 ( novecentos e treze) espíritas!”

“Juiz de Fora, abril de 1996. – ass. Isabel Salomão de Campos – Presidente.”


EM TEMPO: O  Manifesto foi registrado no Cartório Bessa – 4 Ofício – Juiz de Fora – (01/06/1996) - Registro de Títulos e Documentos – sob o número de ordem 61594, livro C16, sob o número 54172.

O Porquê do Portal GÉLIO LACERDA DA SILVA! Quem responde é José Herculano Pires:


" Caro amigo e irmão em Cristo: Firme-se em seus propósitos espíritas e jamais recue diante de qualquer pedra de tropeço. Você está num caminho difícil, saiba caminhá-lo bem, sem cansaço, sem retrocesso e sem omissão, pois todos os bons espíritas que conheci também enfrentaram o desgosto, o desamor, e até certo ponto a incerteza de estarem agindo bem ou não. Mas, caro amigo, uma coisa mantiveram até o fim: a glória da perseverança, o amor fraterno e a paz no coração, certos de que somente com Kardec estamos divulgando a verdadeira Doutrina Espírita. Um abraço e meu apoio. (ass.) J. Herculano Pires." (Mensagem dirigida a Gélio Lacerda da Silva, recebida no Centro Espírita Allan Kardec, Vila Velho-ES, em 1981.)


BIOGRAFIA DE GÉLIO LACERDA DA SILVA


Advogado, escritor - natural de Baixo Guandú, Estado do Espírito Santo. Filho de Abílio Dias e Zulmira Lacerda. Passou a maior parte de sua vida na cidade de São Paulo, onde casou-se com Terezinha Zizzi da Silva na cidade de Bernardino de Campos, interior de São Paulo. Em 1977 voltou para o seu estado natal. Logo cedo ingressou no Espiritismo. Foi um de seus maiores militantes. De 1953 a 1977 foi diretor do Departamento de Doutrina da Mocidade Espírita 3 de Outubro. Posteriormente, na qualidade de diretor do Centro Espírita Apóstolo Estêvão, adeso à 14ª União Distrital Espírita - Vila Formosa, nesta exerceu diversos cargos de diretoria e da qual foi representante junto aos demais órgãos da USE, nas reuniões do então Conselho Metropolitano Espírita (CME), onde, inclusive, participou do Departamento de Doutrina, e nas reuniões do Conselho Deliberativo Estadual. Integrou a 1ª Comissão Mista Pró Fusão USE-FEESP ( Federação Espírita do Estado de São Paulo), concluindo seus trabalhos em 1972. Em 1977, voltou para Vitória-ES e ali exerceu as seguintes atividades: Estruturou o Departamento de Doutrina e foi nomeado seu diretor, de 1978 a 1980. Presidente da Federação por dois mandatos consecutivos, de 1980 a 1986. Passou 20 anos de sua vida preparando uma síntese da grande discordia que há dentro da doutrina espírita entre Kardec e Roustaing. Enfim, desses anos, nasceu uma das maiores obras do verdadeiro Espiritismo: Conscientização Espírito. Publicado no ano de 1995 pela editora EME, teve repercussão nacional e internacional. Eu como filho desse grande homem, presenciei a sua determinação, juntamente com minha querida mãe que, diuturnamente, o ajudava em correções, pesquisa, etc., E, batendo centenas, milares de vezes às teclas de sua velha máquina de escrever, buscou desmascarar os apócrifos livros de J. B. Roustaing que, ironia do destino, são preservados e lançados nas entrelinhas da literatura espírita, sob o comando da Federação Espírita Brasileira. Contudo, hoje, passados 17 anos do lançamento de Conscientização Espírita, muitos adeptos, seguidores, simpatizantes, etc., estão se conscientizando que só existe uma verdade: " Fora de Kardec não há Espiritismo! Como filho só tenho a agradecer o que meu pai fez em benefício do bom senso e dos verdadeiros espíritas. Falo isso com liberdade e imparcialidade, pois li e reli seus rascunhos com os olhos voltados na história. E, acima de tudo, usando a ética de minha profissão de advogado. Sua partida para o plano espiritual foi prematura. Todavia, a semente de suas idéias estão espalhadas.




Estêvão Zizzi - filho do Biografado. (In memoriam)

7 comentários:

  1. Importa-se de fazer chegar esta mensagem ao blog Dossiê Espírita, sff?

    Em resposta a este post - http://dossieespirita.blogspot.pt/2016/05/modelo-religioso-de-bondade-esconde.html#comment-form

    «Você ataca obras assistenciais como a Mansão do Caminho, que tem resgatado tantas crianças da miséria. Mas a única coisa que faz pelos desfavorecidos é apoiar modelos de Sociedade que os lançam na miséria total. Queria o Comunismo no Brasil, não tem uma palavra para a miséria reinante na Venezuela, nem para a desgraça completa que o Comunismo sempre causa quando se instala no Poder. Mais de 100 milhões de mortos no século XX. É isso o Comunismo. Não misture Política com Espiritismo.»

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Prezado (a)
    Qual seria o propósito?

    atenciosamente, Dr. Estêvão Zizzi

    ResponderExcluir
  3. Não aceite nada sem base racional, sem lógica e sem bom senso.
    Quando vc for ler um livro psicografado por Chico Xavier procure analisar tudo com muito cuidado e critérios racionais, não se deixe deslumbrar por palavras bonitas e belas.
    Procure ver e analisar o conteúdo racional e moral das mensagens mediúnicas quando vc sentir idéias sem lógica e sem bom senso vc deve rejeitar, não é por que Chico Xavier disse ou psicografou que vc deve engolir tudo passivamente ou cegamente.
    No verdadeiro Espiritismo a fé tem que ser raciocinada e não cega ou mística, procure ser independe na forma de pensar e raciocinar, não transforme Chico Xavier, emamuel e Andre Luiz em Deuses intocáveis.
    Siga as orientações de Kardec, passar todas as informações mediúnicas pelo crivo da razão e da lógica, qualquer mensagem sem lógica, sem racionalidade e sem bom senso vc deve rejeitar.
    Chico Xavier não é Deus, procure ler seus livros com mais cuidado, use sempre a fé raciocinada .
    Não é por que Chico Xavier ou Emanuel falou para vc não julgar, não censurar, não criticar que vc deve obedecer cegamente, perguntamos usando a fé racional, por que, que eu não posso julgar e criticar pedofilos, racistas, políticos corruptos, criminosos, marginais que estupram e matam ????

    Não existe base racional para isso.
    Ver o mal e ficar calado é ajudar o mal a crescer na sociedade e dar seus frutos.
    Quem cala consente.
    O que devemos evitar sempre é o julgamento maldoso, desonesto e injusto e a critica sem base racional.
    Portanto, não se deixe seduzir por mensagens melosas e místicas de Chico Xavier, procure passar tudo pelo crivo da razão e da lógica.

    Só aceite idéias com base racional e com lógica e uma moral elevada e nobre.

    Como disse Kardec.

    SUBMETENDO-SE TODAS AS COMUNICAÇÕES A RIGOROSO EXAME, SONDANDO E ANALISANDO SUAS IDÉIAS E EXPRESSÕES, COMO SE FAZ AO JULGAR UMA OBRA LITERÁRIA e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar.

    Repetimos que este é o único meio, mas é infalível PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.
    Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

    Eis o conselho dado por São Luís a respeito:

    "Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes de vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos: A DE PESAR E ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião."

    Allan Kardec

    Wilson Moreno

    ResponderExcluir
  4. Prezado

    Com todo o meu respeito, seu comentário não se insere no contexto do blogger. Temos que adentrar o assunto para depois submeter ao crivo da razão.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço que tenha tornado possível o acesso a esta obra importante de Gélio Lacerda da Silva. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Prezado. Mão deixe de ler também a revista conscientização Espírita. Ela resume toda a repercussão do livro.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Gélio,

    Descobri sua página na data de hoje. Há alguns meses venho frequentando o blog Data Limite e Charlatães do Espiritismo, quando hoje resolvi acessar as páginas relacionadas e encontrei a sua.

    Hoje mesmo darei início a leitura do PDF do livro Conscientização Espírita, de sua autoria. Antes de baixá-lo, aproveitei para despender algum tempo lendo suas postagens e toda a análise crítica que o senhor faz em relação ao pseudoespiritismo também são aspectos que eu tenho observado no decorrer de doze anos dentro do espiritismo, sendo quatro deles fora de vínculo com centros de assistencialismo.

    Só tenho um ponto a lamentar para o senhor: antes de baixar o PDF, considerei comprar um exemplar físico de Conscientização Espírita e, mesmo no site Estante Virtual, encontrei apenas dois exemplares, ambos com preço nas alturas. Haveria a possibilidade do senhor considerar uma nova tiragem ou mesmo uma edição através do Clube de Autores?

    Agradeço por sua atenção.
    Tenha um excelente dia!

    ResponderExcluir