ATÉ QUANDO A INSENSATEZ


Muito se canetou e muitas árvores caíram para cederem suas folhas aos “paparazzis” de plantão, buscando o topo da “IBOPADA” que em números de popularidade não atingem 1%!

Esse é o quadro fático existente no meio espírita. Há obreiros que seguem Kardec na sua essência e os pseudo - Kardecistas, que ganham e lucram com a polêmica rustenistas. Em atalhos rasteiros, sem o mínimo de bom-senso ético e diplomático, trazem à baila historietas fantasiosas, aguardando roucos aplausos de uma meia dúzia de gatos pingados, que correm às livrarias pelo modismo: “Eu que não vou ficar por baixo em dizer que não li!”

Infelizmente, esse besteirol de inutilidades, ganha fôlego no mundo das elites discurseiras: Vocês sabiam qual a verdadeira identidade de André Luiz? Chico Xavier é a reencarnação de Fulano, Sicrano ou Beltrano? Um papa reencarnou como presidente da FEB?

Essa outra banda de escrevedores do “espiritismo”, certamente se encontra muito acima dos “pagadores de promessas decaídos”, como assinalou o “iluminado” messiânico, preposto da nova Revelação – Sr. Jean-Baptiste Roustaing. Vale sublinhar que ilustre advogado bordelense, por ironia ou não do destino, em França, sua obra foi deixada às traças. Contudo, no “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, ganhou adeptos, talvez oito, ou algo mais. Um seleto grupo de “espíritas”, que pouco se vê ou se houve, talvez por não terem a infelicidade de passar pela encarnação humana. Ou talvez, sem injustiça, por não serem compreendidos pelo homem meridiano.

Que me perdoem os obreiros da Santa Sé, em especial, Mateus, Marcos, Lucas e João. Que não me julguem os Rustencistras. Mas, enfim, que benefício a igreja trouxe para a humanidade com os suspenses parabolizados do Cristo crucificado? Papas, sucessores de Pedro? O tamanho e a soberania do Vaticano que os digam. São visíveis e palpáveis. O mais intrigante é que a Federação Espírita Brasileira trilhou o mesmo caminho, entronada na máxima de Mizner: “Se você rouba idéias de um autor, é plágio. Se você rouba de muitos autores, é pesquisa.”

Assim, sorrateiramente, querubins e arcanjos, vislumbrando nas ditas Revelações das Revelações, um marketing a mais na cata de adeptos católicos convertidos para o espiritismo e, sabedores que o Brasil é terra de todas as crenças e crendices, elevaram, pedra por pedra, a monumental FEB. Entretanto, uma ficou no caminho – Kardec! Qual solução?

Num estremecer fluídico veio a penada: Ler Kardec e/ou Roustaing! Em linguagem mais atualizada: “....prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus;....”

Resultado: O Departamento Editorial da Federação possui um catálogo com mais de 400 títulos, que totalizam quase 40 milhões de volumes vendidos. Todos inspirados na Codificação Kardequiana: romances, mensagens, contos, crônicas, textos científicos e filosóficos. São quase 39 milhões de obras 160 autores, mais de 15 milhões de livros de Allan Kardec, obras traduzidas para o espanhol, francês, inglês, esperanto, húngaro.

Os livros psicografados por Francisco Cândido Xavier ultrapassam 18 milhões em vendas. Destes, Nosso Lar, ditado pelo Espírito André Luiz, superou a marca de 1,6 milhão de exemplares. O mais vendido é o Evangelho segundo o Espiritismo 3.878.000 exemplares. Outros autores, pensadores brasileiros e europeus dos séculos XIX e XX e livros infantis, correspondem a mais de 13 milhões de exemplares. Parte dos livros é vendida e outra parcela doada para instituições espíritas, uma vez que é prioridade da FEB o apoio ao Movimento Espírita. (Fonte: http://www.febnet.org.br/site/livros)

E, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado e sim ao psicógrafo.

É claro que não poderia faltar a rotulagem: DEUS, CRISTO E CARIDADE! Do francês: Liberdade, igualdade e fraternidade!

PontuandoPontuando: Hoje um Vaticano Espírita Brasileiro brilha nas alvoradas de Brasília. Nas rebarbas do mapa, ainda encontramos, “espíritas castigados pela encarnação”, empunhando o terço, rezando Ave Maria e pedindo a benção ao padre.

2 comentários:

  1. ATÉ QUANDO A INSENSATEZ

    Até quando nós espíritas teremos que ficar sob o manto dos Roustainguistas!

    ResponderExcluir
  2. Uma Doutrina que assim,tal foi na França irá desaparecer.A religião dogmatica e o mistico,estão fazendo tal qual.

    ResponderExcluir